15/01/2013

Gramática - Como se escreve "Dele" ou "De ele"?

Amei esta imagem,vi no blog vanilla-de-chocolate.

Bom dia a todos.

Já fui ver ali na sondagem e agradeço pelos vossos votos,realmente a rosa que está ganhando não era aquela que eu tinha previsto,eu estava mais pensando que iriam escolher a Azul ou então Vermelha,mas enfim,a história também não é má,antes pelo contrário,é uma das que me dá mais gosto de escrever,porém que ainda não foi está totalmente acabada,e o previsto de eu terminar tudo é no mínimo 1 a 2 meses.

Deixando isso de lado,enquanto eu estava a escrever,surgiu uma pequena duvida de escrita: dele ou de ele.Eu fiquei meio confusa e decidi procurar a forma mais adequada usar essas palavras.Achei pertinente esta questão,e contando que este é um blog de escrita,acredito que seja útil na criação de histórias e outro tipo de textos.É por isso que irei abordar este tema e explicar qual a ser usada e em que circunstâncias.Mas antes,quero informar que trarei mais posts acerca da gramática,com perguntas frequentes,mas que muitas vezes causam confusão.Acho que vale a pena ler,pois não penso que é chato e é sempre bom saber acerca deste tipo de coisa.Tentarei ao máximo deixar as coisas claras e de modo que tudo se perceba,sem grandes complicações gramaticais,deixando tudo simples,organizado e não estar "chato" e cansativo de ler.


Acredito que muitos dos que estão presentes aqui ou que virão a estar futuramente,sentem dificuldade em "Língua Portuguesa" e coisas gramaticais,como verbos,graus,etc. - como eu - por isso irei abordar estes temas de modo a que se entenda,baseando-me em mim mesma.Então espero que vos ajude.
Vamos lá começar a explicação!

Quando é que devemos usar DELE ou DE ELE?

Muita gente,principalmente os Brasileiros,falam: "Cheguei no momento dele sair".Pela pronúncia,é isso que ouvimos,tanto dos brasileiros como portugueses,ou outros que falem esta língua.Porém,será a forma correta de escrever?

Talvez.Estudiosos e escritores consideram esta uma forma "normal" de escrita e de fala,considerando tanto um como o outro iguais de certa forma.Porém,vistas as regras gramaticais está errado.Esta regra tornou-se pouco significante,mas muda algumas coisas.

Usando o DE ELE: Usamos esta palavra,quando o sujeito está no infinitivo.Dando um exemplo:

"É hora de ele sair"
"Eu cheguei antes de ele sair"

São bons exemplos.Muitas vezes as pessoas esquecem ou nunca souberam disto,e falam:

"É hora dele sair"
"Eu cheguei antes dele sair"

Se considerarmos o segundo exemplo,podemos dizer que será normal pronunciarmos desta maneira:

"Eu cheguei antes dele" - não existe um verbo no infinitivo.
Acredito que vocês não diriam: "Eu cheguei antes de ele" - pois não?

Então esclarecendo novamente: o DE ELE usa-se quando o verbo estiver no infinitivo!

Usando o DELE: Esta palavra é usada quase sempre e não tem nada a ver com o outro caso.Não sei quanto aos outros,mas se virem bem,quando é que precisamos usar esta palavra?Quando estamos sujeitos a indicar que algo pertence a uma certa pessoa ou a uma cerca coisa.Exemplo:

"O computador dele é lindo"
"O chapéu dele é quente!"

Como viram,estamos indicando para algo que pertence ao sujeito,ele.E novamente,estou certa quando digo que vocês não iriam falar isto:

"O computador de ele é lindo"
"O chapéu de ele é quente!"

E pronto,acho que esta dúvida ficou esclarecida.Recapitulando: DE ELE usa-se quando tem o verbo no infinitivo,enquanto que o DELE é usado para indicarmos algo que pertence a alguém.Ficamos hoje por aqui.Irei mais tarde,talvez amanha ou depois de amanha,divulgar os resultados da sondagem,que são bem óbvios.Espero que tenham gostado e que vos tenha esclarecido.Se tiverem mais alguma dúvida em relação a escrita podem perguntar que irei explicar com todo o gosto :)

Site que me ajudou a compreender: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/470434

2 comentários:

  1. NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSA
    Quero muito que vc faça mais post' como este. Ajudará a muitas pessoas e ajudou a mim...
    Muitíssimo obrigada flor *-*
    BK'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ouvir isso Lícia-san *-*
      E de nada,é um prazer,pode apostar que terá mais posts deste tipo!

      Eliminar